terça-feira, 10 de novembro de 2015


A Excepção deveria ser a regra

Fui educada na escola tradicional , nessa altura as crianças iam para a escola ainda sem saber ler, algumas já reconheciam as vogais e os numeros até 10, mas era só.

Com lingua de fora e uma força atroz no lápis lá calcávamos os tracejados e uníamos pontos que se transformavam em letras, isto foi a minha escola!

A escola primária do meu coração das quais tenho boas recordações, onde nunca senti pressão ou pressa por aprender. Os recreios eram grandes, esticavam-se as horas de brincadeiras para depois voltarmos e recomeçarmos as letras.

Hoje enviaram-me este texto http://paraveromundoliterariamente.blogspot.pt/2015/11/o-crime-de-dar-aulas-ou-de-adeus-ao-seu.html, que pertence a um blog novinho e que adorei.

E á medida que lia o texto, chorei, não que o texto seja triste, mas porque me apercebo cada vez mais que a minha escola morreu, os conceitos são diferentes, há hoje uma urgência em aprender tudo antes do tempo , em chegar e ser o melhor , em correr desenfreado para atingir resultados e objectivos tidos como de excelência. E onde fica o ser humano? O aluno curioso e audaz que pergunta,indaga, investiga e sente que há tanto a aprender?

A Escola da Ponte é a excepção, quando devia ser a regra.

O que me interessa a mim que o meu filho aprenda fracções na primária, se nunca teve contacto na escola com outras formas de pensar mais profundas, mais capacitantes para o próprio ser humano?

O que me interessa a mim que o meu filho esteja sentado horas a aprender uma matéria, se depois a escola não lhe mostra a aplicação desses conceitos no mundo real?

Tenho dois filhos, em ambos os casos não foram a uma creche ou infántário tradicional, aliás o mais velho foi mas durou apenas dois meses, por incompatibilidade "ideológica" com o mundo da educadora :), em ambos os casos frequentaram  ( o mais novo ainda frequenta ) este sitio  http://acasadatitisu.blogspot.pt/ . Sou suspeita, mas ali há respeito pela criança, há mimo, há carinho e por isso é o mais parecido com uma extensão de mim.

E depois quando o mais novo tiver de ir para a escola? Provavelmente vai para o ensino tradicional, porque estas excepções como a A Ponte são longe para o poder levar.Mas a execpçãp deveria ser a regra para todos. A escola deve espicaçar a curiosidade e tratar cada um como único e especial, porque cada um de nós trás sabedoria, mas também tem sede de conhecimento e essa dicotomia só funciona se a escola for iluminada.

 

Resultado de imagem para frases sobre escola de rubem alves

Sem comentários:

Enviar um comentário